(27) 2233-8182 | Seg. a Sex. – 08h às 18h | comercial@outview.com.br | Rua Fioravante Cassini, 28, Diamantina – ES

Trabalho remoto virou uma realidade para as empresas

O momento atual em que vivemos obrigou muitas pessoas e empresas a recorrerem ao trabalho remoto. Mas além da necessidade, o chamado home office, se tornou uma alternativa muito rentável para algumas empresas, que diminuíram custos e otimizaram processos.

Mas como saber se sua empresa está pronta para adotar o trabalho remoto? De modo geral, a palavra-chave é “planejamento”. Delinear minuciosamente todos os detalhes é essencial para que o negócio funcione e que sejam evitados erros.

É importante buscar todas as questões que envolvem o trabalho remoto, desde trabalhistas, até a infraestrutura. Os funcionários precisam ter acesso a todas as informações necessárias, um ambiente propício, saber utilizar as ferramentas. Já a empresa precisa ter organização e controle sobre os processos.

Confira a seguir como trabalhar remotamente pode trazer inúmeras vantagens para ambos os lados.

Vantagens do trabalho remoto

Com um bom planejamento é possível que a empresa alcance ótimos resultados. Alguns dos benefícios do trabalho remoto são:

Redução de custos

O trabalho remoto acaba sendo vantajoso no quesito custos tanto para a empresa, quanto para os funcionários. Isso por que não é preciso gastar com passagens ou gasolina para chegar à empresa, e os gastos essenciais, como água, luz, energia, imóvel, internet são reduzidos. Ou seja, a economia é significativa.

Otimização do tempo

Como trabalhar remotamente significa já estar no seu próprio local de trabalho, existe uma economia também de tempo, já que não é preciso ir e voltar. Esse tempo ganho pode ser usado para outras tarefas do dia, além de que os funcionários ficam mais relaxados, com menos estresse. Isso aumenta a qualidade de vida e consequentemente e produtividade.

Outra coisa é que o trabalho remoto diminui atrasos, que prejudicam bastante o desempenho do dia a dia do trabalho na empresa física.

Flexibilidade na organização

É interessante medir a performance dos colaboradores pelos resultados e não pela jornada fixa trabalhada. O trabalho remoto permite essa flexibilização e isso irá garantir mais incentivo para seu rendimento. Além disso, trabalhar por entregas permite que funcionário resolva problemas de seu dia a dia sem ter que faltar ou se atrasar ao trabalho.

Como trabalhar remotamente?

Implementar o trabalho remoto na sua empresa pode não ser tão simples, mas é totalmente possível. O segredo é avaliar todas as possibilidades e ver se será ou não vantajoso para você.

Por isso, existem algumas dicas importantes para quem busca como trabalhar remotamente com eficácia.

Garanta a infraestrutura do trabalho remoto

Talvez seja o ponto principal quando falamos em como trabalhar remotamente, já que se trata das ferramentas essenciais dos funcionários. Estes, precisam ter acesso a internet, computadores eficientes, telefone, enfim, uma estrutura que propicie as mesmas condições de serviço.

Disponibilize as ferramentas necessárias

A empresa precisa analisar o que é preciso para que o trabalho remoto seja feito, pois sem as ferramentas e softwares certos, o serviço pode não fluir como deveria.

Por exemplo, analise que sistema de comunicação será usado para integração da equipe (como aplicativos de mensagens ou chamadas de vídeo), onde serão armazenadas as informações, quais as ferramentas de controle, interface, gestão de projetos, registro de atividades, etc.

Isso deve ser baseado nas necessidades da empresa para manter a organização mesmo de longe, especialmente em áreas que demandam um compartilhamento de informações mais preciso, é importante saber como isso será monitorado, para evitar problemas e aumentar a segurança.

Portanto, é preciso implementar uma infraestrutura de serviços de TI em Vitória – ES no trabalho remoto que garanta os mesmos, ou até melhores resultados.

Atente-se a segurança

Um detalhe muito importante é a segurança. Na empresa, as informações e dados ficam armazenados nos próprios servidores, e o acesso geralmente é limitado dependendo dos níveis. Num trabalho remoto é preciso estudar como será feito o compartilhamento de informações com as pessoas que precisam delas, a fim de evitar vazamentos e demais problemas.

Além do acesso, um computador próprio e uma conexão de rede e internet segura são imprescindíveis para que nenhuma informação acabe sendo exposta de maneira indevida.

Por isso é necessário investir em serviços de TI em Vitória – ES que podem garantir segurança dos dados e monitoramento, resolução de problemas e ameaças contra o sistema. Ademais, ter uma política de proteção de dados clara mantém sua empresa de acordo com a LGPD.

Estabeleça novas regras

Como trabalhar remotamente pode ser totalmente diferente, é essencial conversar com os colaboradores e apresentar novas regras de como o serviço deve funcionar. Estabelecer condutas, horários ou quantidade de tarefas diárias ou semanais irá deixar tudo mais organizado para os dois lados.

Insira aos poucos

Nem todos estão preparados para atuar no trabalho remoto. Os profissionais precisam se adaptar a uma realidade nova, criar sua rotina, serem disciplinados. Pode levar um tempo para pegar esse ritmo, portanto a dica de como trabalhar remotamente é inserir aos poucos, para alguns funcionários ou em alguns dias da semana. Dessa forma os colaboradores irão começar a se ajustar melhor ao formato.

Mas é claro que, para que o trabalho remoto funcione, é preciso que a equipe esteja motivada e engajada. Por isso a necessidade de planejamento e preparação, afinal, como trabalhar remotamente exige responsabilidade, comprometimento e organização, a empresa precisa analisar todos os pontos dessa implementação para o negócio funcionar.