(27) 2233-8182 | Seg. a Sex. – 08h às 18h | comercial@outview.com.br | Rua Fioravante Cassini, 28, Diamantina – ES

O que é a terceirização de TI

A terceirização de TI (Tecnologia da Informação) é uma prática de negócios em que uma companhia contrata uma empresa especializada para executar funções, lidar com operações ou oferecer serviços ligados à Tecnologia da Informação. Essa prática pode ser adotada tanto por empresas que já possuem área de TI como pelas que não têm.

É possível utilizar a terceirização para realizar o suporte de TI, prestando assistência à infraestrutura tecnológica, assegurando o correto desempenho tanto da infraestrutura física de cabos, servidores, equipamentos como de sistemas de uma empresa.

A terceirização de TI é uma estratégia cada vez mais adotada por empresas, tornando-se uma tendência de mercado pelas empresas que estão buscando focar mais em seu core business.

Há níveis de terceirização, porém o mais comum é quando a empresa assume todo o ambiente e infraestrutura. Sendo responsável por problemas comuns como e-mail que não envia e não recebe mensagens, internet ou Wi-Fi que não funcionam, computador lento, banco de dados que travou ou receio de perda de dados, sendo facilmente resolvidos.

Como funciona a terceirização de TI

Na hora de contratar esse serviço é preciso levar em consideração a maneira como será feito o atendimento as demandas, são 3 possibilidades, veja:

  • Presencial

Nessa modalidade o técnico fica presencialmente cuidando do gerenciamento de TI, como se fosse um colaborador, ele fará o atendimento exclusivo para essa empresa. Esse tipo é mais indicado para empresas grandes, com muitas demandas nessa área.

O técnico será capaz de atender com rapidez e qualidade até os problemas mais complexos, zelando pela integridade do funcionamento de toda a infraestrutura e realizando manutenções contínuas. Outra vantagem é que a experiência deste técnico é capaz de apoiar decisões mais estratégicas na área de TI.

  • Remoto

O suporte feito de maneira remota utiliza a internet para fazer o diagnóstico e resolver os problemas que surgem relacionados as soluções de TI. Com o surgimento de um problema, como email que não funciona ou algum programa que não abre, por exemplo, o suporte deve ser acionado e o técnico então entrará no dispositivo por meio da internet para solucionar o defeito. Esse procedimento é mais indicado para resolver demandas simples e para empresas de pequeno porte, agregando soluções rápidas e de baixo custo.

  • Campo

Quando o atendimento remoto não consegue solucionar o problema, deve ser acionado o atendimento em campo, onde o técnico vai até o local. Essas visitas são esporádicas e marcadas com data específica, geralmente incluem tarefas físicas como verificação e substituição de cabos, computadores ou impressoras que não ligam. Nesse modelo também são feitas manutenções preventivas, fazendo a verificação da infraestrutura de rede e de cada equipamento instalado.

Vantagens da terceirização de TI

A terceirização de TI acaba sendo uma forma mais barata de fazer a gestão de TI, contratar uma empresa especializada acaba saindo mais em conta do que ter um time interno somente para isso. Além disso, por se tratar de especialistas no assunto, as demandas são resolvidas de maneira mais assertiva e rápida, oferecendo as melhores soluções em TI para atender as expectativas da sua empresa, ajudando-a a alcançar seus objetivos.

Outro ponto relevante no gerenciamento de TI por uma empresa especializada é a possibilidade do seu negócio ter acesso a novas tecnologias que antes não tinha, podendo criar inovações benéficas para os seus objetivos empresariais. Deixar toda a sua empresa focada no seu core business, sem preocupações com a resolução de possíveis problemas relacionados a gestão de TI, faz com que você tenha uma aceleração da performance do negócio.

A maior segurança dos dados e computadores da sua empresa também é uma vantagem relacionada a esse serviço, são instalados programas que verificam ameaças cibernéticas garantindo que não ocorra invasões.

O que pode ser terceirizado no gerenciamento de TI

Hoje em dia é viável terceirizar toda a parte estrutural e operacional da TI, deixando apenas as decisões estratégicas para os responsáveis da empresa contratante. A empresa de TI contratada faz uma avaliação dos pontos críticos, identifica onde o sistema pode ser melhorado e propõe soluções para cada possível otimização do setor. Veja o que pode ser terceirizado:

  • Hardware: A empresa passa a usar servidores terceirizados, seja por uma nuvem pública ou internamente;
  • Software: A virtualização de sistemas e licenciamento de softwares é implementado e gerido pela parceira terceirizada;
  • Monitoramento: O acompanhamento da coleta e da análise de dados também pode aliviar sua equipe e aumentar a confiança nas informações usadas para a tomada de decisões estratégicas;
  • Manutenção: Não precisará mais se preocupar em manter e ajustar o sistema, dando um fôlego extra para focar no que realmente interessa para o negócio;
  • Suporte: As empresas terceirizadas de TI possuem equipes especializadas para resolver crises ou recuperar o sistema de desastres com muito mais velocidade do que seu time seria capaz.

Logo, a implantação da tecnologia da informação tem se tornado comum em vários setores de operações empresariais devido aos benefícios que oferece. Auxiliada por todas as precauções necessárias, a terceirização de TI se revela como uma solução completamente possível e até mesmo atrativa para empresas privadas e públicas.