Rua Fioravante Cassini, 28 Diamantina

(27) 2233-8182

}

Seg-Sex – 08h-18h

comercial@outview.com.br

Shadow IT: já ouviu falar?

O artigo de hoje vai falar sobre o que é Shadow IT e como evitar esse problema. Saiba mais também sobre o serviço de TI. O termo é usado quando dispositivos, softwares e serviços estão fora do controle do departamento de TI. Geralmente acontece, quando os sistemas implementados pelos departamentos de negócios não possuam o conhecimento da área de TI necessário, ocasionando sérios problemas.

Por isso a importância de contar com o serviço de terceirização, pois só assim terá a certeza de poder contar com uma equipe de profissionais totalmente preparados e com total conhecimento para orientar e garantir uma boa integração.

O que é Shadow IT?

De forma literal em português, significa “TI das sombras”, mas é mais conhecido também como TI Invisível. Ele se refere a qualquer utilização de softwares que não são conhecidos pela empresa de TI que monitora a empresa. Mais fácil para entender, são softwares não autorizados pela empresa, utilizados para manipulação de dados.

Podemos dizer que Shadow IT está ligado a um processo de experimentação mais prática dentro das empresas, o que muitas vezes não vem acompanhado de um monitoramento tão rigoroso por se tratar de uma “fase de testes” dentro do departamento. Ainda que exista um lado produtivo do Shadow IT, é algo perigoso para ser usado.

A pressão que as empresas de TI sofrem em busca de resultados rápidos e eficientes, cria lacunas – ou sombras – que são prejudiciais ao trabalho destes. Essas sombras são perigosas por serem percebidas apenas quando o problema que elas causaram já está muito grave.

Um problema que se torna grande e complicado e facilita a ação da Shadow IT, é a má administração da computação na nuvem, que é algo que veio para facilitar. Outra característica que auxilia no Shadow IT é quando vários departamentos da empresa utilizam de ferramentas na nuvem.

Por isso, o Shadow IT não é apenas de responsabilidade da empresa de TI, mas de todos os funcionários que utilizam dados e ferramentas da nuvem. Isso porque esse tipo de utilização inviabiliza o monitoramento geral pelo serviço de TI. Vejamos alguns dos principais problemas que causam o Shadow IT:

Softwares sem licença

Estes formam uma brecha de vulnerabilidade na empresa, facilitando ataques externos, por serem mais difíceis de monitorar quando utilizados em ambientes corporativos. Além de que, o uso destes softwares pode significar quebra de contrato.

Produção sem registro

O registro de tudo o que acontece dentro de uma empresa faz parte da organização estratégica de todos os processos executados dentro dela. Usar ferramentas que não constam no monitoramento faz surgir uma dificuldade de visualização do investimento aplicado, porque não há como contabilizá-lo. Tudo isso gera uma barreira entre investimentos, processos e resultados que não é boa para a empresa.

Prejudica a segurança de dados

A falta de segurança de dados é um dos maiores problemas causados pelo Shadow IT. Com a falta de um gerenciamento eficaz dos ativos de softwares dentro da empresa, o desrespeito a normas de governança, a falta de testes e as dificuldades de gerenciamento de configuração é infinitamente mais provável que as ameaças alcancem seus dados.

Como resolver o Shadow IT?

O que os gestores devem fazer é se atentar ao monitoramento e a outras estratégias que possam fazer com que Shadow IT seja sinônimo de oportunidades de gestão, e não exatamente algo que seja preciso saber prevenir. Vejamos algumas medidas que podem ser tomadas a fim de ter uma prevenção contra o Shadow IT:

Faça uma auditoria detalhada

É o primeiro passo essencial, pois o serviço de TI precisa saber exatamente o que anda acontecendo na empresa, saber sobre a tecnologia que está presente nos mais diversos setores da empresa. Depois de uma auditoria, poderá ser feito um plano de gestão e de segurança das informações que estavam nas sombras.

Sobre as regras

Muitos funcionários não ficam felizes em utilizar os softwares comprados e aprovados pelo serviço de TI. Por isso, é bom ter opções para que os colaboradores não utilizem de softwares piratas, criando o Shadow IT.

Conscientize seus colaboradores

É necessário que os funcionários saibam o porquê de não utilizar de softwares clandestinos e entendam seu papel dentro da empresa. Descentralizar o poder faz com que cada um enxergue melhor sua atuação no local de trabalho e engaja os colaboradores em função de um mesmo objetivo.

Invista em configuração na nuvem e monitoramento

Como as principais causas do Shadow TI estão nessas áreas, certifique-se de que elas estão funcionando bem e que têm boa segurança. Investir no monitoramento de servidores é também cuidar para se prevenir de que problemas aconteçam.

Empresa de TI

A Outview é uma empresa de serviços de TI no Espírito Santo que nasceu no ano de 2010, quando seus fundadores perceberam a necessidade de oferecer um suporte mais humanizado e focado em soluções empresariais, de modo que fosse além dos serviços de TI.

Isso porque, somos uma empresa de TI que valoriza processos e pessoas no contexto tecnológico, no qual desenvolvemos um trabalho totalmente personalizado, criando um ambiente propício para as melhores prática de TI.

O foco principal é aproximar as pessoas e suas experiências dos processos organizacionais, aplicando recursos tecnológicos adequados para a solução, desenvolvimento e a continuidade dos negócios quando o assunto é gerenciamento de serviços de TI.

A Outview – Soluções em TI tem como finalidade oferecer a consultoria necessária no sentido de preparar e orientar os clientes a estabelecerem um cenário de serviço de TI produtivo, eficiente e saudável e cada vez mais fortalecer e replicar o conhecimento de seus colaboradores, fazendo de sua equipe uma verdadeira tropa de elite.

Toda essa dedicação aplicada rendeu para a empresa de TI o Prêmio como finalista na pesquisa de Referências em TI no ano de 2013, organizada pela revista CRN Brasil, fruto da metodologia de trabalho personalizada aplicada em cada um dos clientes.

A empresa de Ti em Vitória – ES também atua com o desenvolvimento de aplicações com soluções Google para seus clientes. E no ano de 2019 iniciamos uma nova Vertical de Negócios da Empresa através dos escritórios de Cyber Security, um serviço de TI totalmente focado em analisar e descobrir falhas de segurança nos sistemas das empresas ofertando o serviço de análise de vulnerabilidade.