Saiba Como Garantir Maior Segurança em Nuvem e Conheça o Cyber Security da Outview – Empresa de Gestão de TI.

A modernização das empresas já era uma tendência que vinha crescendo de forma significativa. Desde 2020, com as questões trazidas pelo cenário pandêmico, tais mudanças vêm acontecendo de forma ainda mais acelerada. Isso fez com que o nosso olhar se voltasse para o processamento de dados, já que as informações de um negócio passaram a ser o bem mais valioso de uma empresa.

O que, antes, estava no papel, foi para o computador e ficou armazenado no dispositivo. Porém, falhas humanas, climáticas e até tecnológicas podem fazer com que tudo o que é mais importante para uma empresa se perca em questão de segundos. A solução é manter o processamento de dados e armazenamento dentro de uma nuvem. Mas será que eu consigo obter a segurança dessa forma?

Armazenamento em Nuvem é Seguro?

A resposta é sim! Apesar de parecer um acesso muito simples, já que ele pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar, a segurança da nuvem é a forma mais eficiente de proteção de dados que temos atualmente. Essa facilidade e rapidez de acesso só é possível a partir de dispositivos autorizados, já que, se implementado corretamente, te mostraremos que os recursos que trabalharão ativamente para impedir o vazamento dos seus dados são vários. O mais importante é entender que não basta otimizar o armazenamento da empresa, sem que haja um cuidado com a segurança em nuvem.

Consultoria para as Melhores Opções em Processamento de Dados

Quando pensamos em realizar o processamento e armazenamento de dados na nuvem, precisamos levar em consideração que as empresas ‘donas’ das nuvens são empresas gigantescas que possuem funcionários trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana para garantir a segurança dos seus dados.

Ninguém possui um sistema tão protegido e estudado quanto o Google. Estamos falando de investimento de bilhões e funcionários altamente capacitados. Mas, por que temos visto algumas empresas tendo os dados vazados mesmo assim?


Isso acontece porque, até como resultado do cenário pandêmico, o armazenamento em nuvem foi feito de forma acelerada e sem uma consultoria especializada. O processamento de dados de uma empresa acontecia em poucas máquinas, todas conectadas na mesma rede com pessoas que as utilizavam no mesmo local. De repente, temos diversas máquinas, várias redes, distâncias e a necessidade de passar tudo, para todos o mais rápido possível. Esse processo compromete a segurança da nuvem.

Para que a implementação seja feita de forma correta e segura, a melhor opção é contar com uma empresa de gestão de TI que ofereça a consultoria para o seu negócio, seja ele de pequeno ou grande porte. Essa consultoria em G Suite e Datacenter implica auxílio nas etapas de concepção, implantação, ampliação, reforma, documentação e certificação do seu empreendimento. Quando todas as etapas são seguidas, a segurança da nuvem é mantida.

Firewalls de Última Geração para Segurança em Nuvem

Para o mundo da informática, Firewall ou UTM é um dispositivo responsável por filtrar e examinar as informações que chegam pela sua conexão com a internet. Ele monitora o tráfego de rede de entrada e saída. Dessa forma, é uma proteção imediata para que invasores não tenham acesso à sua rede e, consequentemente, aos seus dados, auxiliando assim na segurança em nuvem.

Existem dois tipos de Firewalls: os firewalls de hardware e os firewalls de software. Os Firewalls de Software são mais conhecidos, pois podem ser utilizados, inclusive, em computadores domésticos. Já os firewalls de hardware são aqueles que realizam o processamento de dados com mais agilidade e também de empresas maiores, que possuem necessidades mais complexas.

Para entender qual dos dois é o melhor para prover a segurança em nuvem que a sua empresa necessita contar com uma empresa de gestão de TI é a melhor opção.

Criptografia dos Dados

A criptografia dos dados é uma importante ferramenta em segurança de nuvem. É uma forma de proteger as informações por meio de uma espécie de senha. Dessa forma, mesmo que o invasor possua acesso e consiga chegar até as informações, elas se tornam inúteis sem que se tenha a senha.

Monitoramento dos Acessos e Usuários

Além de todos esses recursos, monitorar o acesso dos usuários é uma forma de manter a segurança em nuvem, já que o acesso de invasores pode ser detectado rapidamente e medidas mais eficazes podem ser tomadas.

Além disso, os próprios usuários habilitados são monitorados, havendo o controle do processamento de dados de cada um, o que garante segurança mútua em possíveis situações de vazamento de dados.

Melhor Forma de Otimizar e Economizar sem Perder Segurança e Tecnologia

Pensando em todos esses recursos, ficamos apreensivos que os gastos sejam muito além de nosso orçamento. É por isso que precisamos pensar em formas de investimento mais eficazes.

Contar com uma consultoria, como já mencionamos, e um serviço de Cyber Security é a melhor forma de garantir a segurança em nuvem.

O Cyber Security é um serviço da Outview voltado para softwares, hardwares e redes. Ou seja, é responsável pela infraestrutura, cujo objetivo é impedir o sistema da empresa sofrer ataques cibernéticos.

Ele previne problemas com a gestão de informações que é feita pelas máquinas, no trânsito e armazenamento de dados entre elas. Dessa forma, protege a informação digital ali armazenada, sendo eficaz para segurança em nuvem.

Além das medidas já citadas, ele oferece a aplicação de antivírus nas máquinas, realização de cópias de segurança do que está nos servidores e a oferta de uma tecnologia de assinatura digital.


Outview – Empresa de Gestão de TI

A Outview nasceu em Serra, Espírito Santo, mas atualmente trabalha em modelo 100% remoto, o que possibilita o atendimento rápido e online, quando você precisar.

Desde 2010, oferecemos soluções personalizadas, pensando na dinâmica e necessidades de cada cliente. Valorizamos as pessoas, a transparência e a ética em todos os nossos processos. Somos profissionais apaixonados por tecnologia e inovação.

Faça um orçamento ou tire suas dúvidas.