(27) 2233-8182 | Seg. a Sex. – 08h às 18h | comercial@outview.com.br | Rua Fioravante Cassini, 28, Diamantina – ES

Problemas de TI: mais comuns

Para se manter competitiva no mercado, uma empresa necessita que problemas sejam antecipados. Veremos no post de hoje, alguns problemas de TI que podem ser antecipados para não influenciar negativamente sua empresa.

O objetivo principal da TI é certificar-se de que todas as tecnologias que suportem a empresa estejam em bom funcionamento, seja infraestrutura, sistemas e aplicações ou processos de organização. Para isso, gestores podem implementar várias estratégias para aumentar a performance e disponibilidade dos ativos de TI. Além disso, podem aumentar a capacidade do sistema em encontrar falhas nos sistemas corporativos, atendendo às mais variadas demandas de usuários.

Esse trabalho resulta em fluxos de trabalhos eficientes e com poucos gargalos operacionais. Uma das formas de manter a Gestão de TI em dia, é conhecer suas principais falhas que impactam a qualidade.

Veja quais são os principais problemas de TI

Quaisquer problemas de TI que citaremos a seguir, podem impactar o financeiro de sua empresa. Portanto, esteja atento aos sinais e continue lendo para mais informações.

Gerenciamento dos ativos de TI

Os ativos de TI são responsáveis por catalogar e identificar os bens físicos e não-físicos (licenças de software, por exemplo) da empresa. No contexto da TI, os ativos gerenciam computadores, servidores, bancos de dados, licenças de softwares, câmeras e todos os dispositivos que gerem dados.

Faz parte do dia-a-dia do TI gerenciar essas informações para ter controle e saber quando é necessária atualização e manutenção destes. Geralmente, esse controle é feito por um software que gerencia todos esses dados. Controlar os ativos de TI é importante para manter segurança, disponibilidade, performance e bom funcionamento da área tecnológica, e isso se dá com investimento em soluções que facilitam as operações.

Atualizar o ambiente de monitoramento

Empresas com grandes tecnologias possuem algum tipo de ferramenta para gerenciamento da infraestrutura. Porém, essas ferramentas nem sempre estão atualizadas por falta de pessoal dedicado a essa parte, falta de processos para adicionar novos elementos à monitoração e falta de gestão dos alertas.

Uma vez feito o monitoramento, é necessário que haja pessoas específicas para tratar de cada problema que possa aparecer. Outro ponto importante é investimento em tecnologias que facilitem a administração dos ambientes de monitoramento. Quando o gerenciamento é realizado através de um software especializado nisso, todo o processo é melhorado. Desde visualização de alertas até relatórios gerenciais; uma boa ferramenta de TI bem gerenciada, fornece os dados necessários para administrar ambientes complexos.

Além de facilitar o acesso aos dados de forma remota e a gestão de tecnologia de qualquer local. Isso facilita a solução de problemas ou ao menos ajuda a identificar mais rapidamente quais são, afinal alguns problemas precisam de solução imediata e esse tipo de serviço faz isso por você ou te auxilia na resolução.

Rapidamente, os processos de gestão de tecnologia são infalíveis no bom desenvolvimento de sua empresa. Encontrar e resolver as falhas de TI é algo fundamental para a continuidade da empresa.

Mantenha a infraestrutura documentada

Documentar os processos da TI é fundamental para que as empresas tenham fluxos de trabalhos padronizados e com alta performance. É dever do gestor implementar e certificar-se de que todos estão seguindo os processos. A documentação da infraestrutura tem as informações de todos os recursos da TI, incluindo versões, características, modelos, permissões e hierarquias.

Devemos ter um portfólio de serviços para documentar os principais serviços prestados pela TI e para ter informações sobre o que é necessário para sua entrega. Tanto a criação quanto a gestão desse portifólio podem ser feitas através de softwares. Um bom software que gerencie isso, cria as relações de dependência automaticamente. Cria e armazena todas as informações abastecendo um CMDB que se alimenta automaticamente, mantendo a documentação em dia.

Saiba as relações entre os sistemas e a infraestrutura

Uma vez que todos os dispositivos estiverem configurados, monitorados e documentados, cria-se o mapa de dependências da TI com todos os elementos que sustentam o serviço e seus respectivos SLA. Assim, conseguimos apresentar os dados coletados pela gestão da TI.

Quando tudo está configurado, conseguimos entender a relação entre os sistemas e a infraestrutura. Isto é, um profissional consegue distinguir os problemas nessa relação e resolvê-los prontamente. O gestor deve investir nessa área para não retirar outras pessoas de suas funções a fim de descobrir o que está dando problemas.

Mostre resultados em tempo real

Para isso, tenha um bom software implantado e com a manutenção em dia para monitoramento em tempo real dos elementos de tecnologia e os indicadores de negócio. Assim, terá informações sobre de como a área de tecnologia está impactando os negócios da empresa.

Tomar decisões a partir de dados é a melhor coisa que se pode fazer em uma empresa. Independentemente da tecnologia, os gestores devem se basear nos indicadores de: disponibilidade, capacidade, qualidade e estratégicos. A implantação destes agiliza o processo de gestão e sana problemas de TI.

TI é custo para organização

A TI sempre foi vista como custo, ao invés do que realmente é: investimento. Uma forma de mudar essa imagem são os painéis de gestão. Os indicadores de TI são apresentados de forma útil e fácil para todos saberem sobre o SLA dos serviços, disponibilidade de recursos e capacidade e desempenho destes.

Saiba a causa raiz dos problemas

Por último, mas talvez mais importante, é saber a causa dos problemas. Quando um problema acontece e o gestor não consegue identificá-lo, causa uma sensação de desgosto e falta de informação.

Para que isso não aconteça, não basta investir em uma ferramenta apenas para escaneamento do processo total, deve-se investir em uma solução geral para manter-se informado de todas as seções do trabalho. Empresa de serviços de TI no ES. Gostou do nosso post? Acompanhe nosso blog para mais informações. Servimos soluções em TI no ES para sua empresa! Entre em contato e faça um orçamento.