Rua Fioravante Cassini, 28 Diamantina

(27) 2233-8182

}

Seg-Sex – 08h-18h

comercial@outview.com.br

Onboarding remoto: saiba o que é

O atual momento pede que adaptações sejam feitas para a recepção de novos funcionários; maior flexibilidade e envolvimento de outras áreas e o onboarding remoto pode ser uma excelente alternativa. Ela funciona como um processo de integração de novos funcionários, só que a distância, de forma online.

Na área comercial, onboarding remoto funciona como um processo de implementação que guia um novo cliente no uso de um produto ou serviço de uma empresa. Funciona como uma jornada de transição, orientada pela organização que vendeu o produto ou serviço, rumo aos primeiros passos da utilização do que foi adquirido.

Já no RH trata-se de uma série de processos de integração pelos quais os novos colaboradores passam ao ser admitidos por uma organização. O intuito é promover a socialização com os processos, procedimentos e cultura organizacional.

Essencial no trabalho home office

Por conta da distância física, o home office faz com que a transmissão desses princípios seja mais difícil. Sendo assim, nesse momento, o processo de integração para funcionários remotos torna-se fundamental. Os materiais de comunicação são cruciais – os vídeos institucionais são meios efetivos para transmitir a cultura e os valores da organização.

No entanto, para ter total eficácia, é importante que eles estejam consolidados e atualizados, de maneira que a empresa garanta uma infraestrutura adequada para o funcionário já no primeiro dia. É preciso garantir que ele tenha os equipamentos e ferramentas necessárias como notebook, e-mail, sistemas e outros acessos essenciais para realizar as suas atividades.

Vantagens de implementar o onboarding remoto

O onboarding remoto traz diversos benefícios tanto para a organização quanto para o colaborador. Dentre eles, podemos citar:

Alinhamento aos objetivos e à cultura organizacional

O processo de onboarding remoto tem a função de educar e expor aos novos contratados quais são os objetivos da organização, bem como sua missão, visão, valores e metas. Para que o profissional esteja alinhado à sua meta individual, é importante que ele se reúna com a liderança. Assim, o gestor da área pode transmitir as instruções de como buscar esses desafios e como agir para evitar os erros iniciais. Esse encontro também pode servir para uma troca de experiências e para que os laços de confiança comecem a se formar.

Aumento do engajamento dos profissionais

Por mais experiente que seja um candidato, é preciso considerar que as culturas das empresas são únicas e, por isso, ele deve ser inserido no novo contexto. Dessa forma, o processo de onboarding remoto também serve para trabalhar o sentimento de pertencimento dos candidatos, com o objetivo de levá-los ao engajamento.

Quando esse processo é bem-sucedido, torna-se mais fácil estimular a motivação e o engajamento, o que favorece a permanência desses talentos por muito mais tempo na empresa.

Crescimento do negócio

Elevar a motivação e conquistar o engajamento são os principais objetivos de todo processo de onboarding nas empresas. No entanto, além dessas conquistas evidentes, as ações colaboram para dar suporte à cultura corporativa e fortalecer os relacionamentos interpessoais no ambiente laboral.

Todos esses esforços se justificam porque os colaboradores que se envolvem com as metas da empresa produzem mais e melhor — e, por isso, entregam resultados elevados para a organização.

Fortalecimento da marca empregadora

Um dos principais objetivos de todo setor de RH é atrair e reter mão de obra qualificada, mas essa não é uma missão das mais fáceis. Não basta somente ter bons benefícios e salários. É necessário ficar atento ao clima organizacional, e isso inclui uma boa relação com os gestores, redução de conflitos internos, alinhamento com os valores da companhia, entre outras iniciativas.

Nesse cenário, o onboarding torna possível a construção de um alicerce de características organizacionais que diferenciam a companhia no mercado. O setor de RH deve trabalhar para diferenciar a cultura da organização e usar isso para atrair e reter profissionais talentosos.

Redução do turnover

Um processo eficiente de onboarding também contribuirá para a redução do índice de rotatividade de pessoal, uma das mais desafiadoras metas do RH na atualidade. Essa redução acontece porque aqueles que passam por um processo de onboarding bem-sucedido sentem-se parte da organização mais rapidamente. Ou seja, se engajam e conseguem ir ao seu máximo potencial produtivo de forma mais rápida.

Saiba como manter o time produtivo no trabalho remoto

Confira no canal da Outview – Empresa de TI uma excelente dica para manter a produtividade e conseguir números surpreendentes mesmo com todos os funcionários trabalhando Home Office! Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9I5-EG8d3DY&t=15s