(27) 2233-8182 | Seg. a Sex. – 08h às 18h | comercial@outview.com.br | Rua Fioravante Cassini, 28, Diamantina – ES

O que é o Monitoramento de Servidores?

O monitoramento de servidores é uma estratégia preventiva no âmbito da segurança de dados. Todas as empresas possuem servidores onde seus dados estão armazenados, principalmente, sistemas e informações essenciais ao funcionamento da empresa. 

Tal prática, ou seja, o monitoramento de servidores, deve ser realizada por toda empresa, já que o mau funcionamento de qualquer parte da infraestrutura de um servidor pode interromper o trabalho de uma companhia. 

Por isso, é importante contar com uma estratégia de monitoramento especializada e focada na prevenção.

Qual a Importância do Monitoramento de Redes?

Para que seja realizado o monitoramento de um servidor, é imprescindível que se possuam ferramentas eficientes e uma equipe especializada em análise. 

Dentro disso, existem alguns indicadores que podem informar o desempenho do sistema. Se um servidor não é monitorado, ele corre o risco de parar de funcionar. Essa falha só será notada quando toda a empresa estiver com problemas para acessar os dados importantes da companhia. 

Assim, tanto para sites quanto para servidores internos, o monitoramento é um aspecto crucial para entender quais resultados estão sendo apresentados, fazer a análise dos dados e direcionar a equipe aos pontos de melhoria. 

Apesar de muitos o considerarem um gasto extra, na verdade, trata-se de uma economia. Quando acompanhamos a situação dos hardwares, é possível resolver qualquer falha antes que ela atrapalhe o desempenho da empresa. 

Veja o seguinte exemplo: se um processador está superaquecendo, é possível realizar a manutenção antes que se tenha qualquer tipo de gasto para a substituição da peça. Além disso, é possível verificar atualizações e aumentar a performance do sistema.

Ferramentas de Monitoramento

Para que seja realizado o monitoramento de maneira eficaz, é importante ter um banco de dados e métricas bem definidas para compreender o funcionamento dos hardwares. Dessa forma, é mais fácil realizar a troca de peças e efetuar a manutenção.

Algumas ferramentas essenciais, além daquelas referentes ao monitoramento de servidores, são as ferramentas estatísticas, a partir das quais é possível verificar as variações e os problemas de cada parte do sistema. Elas podem ser integradas ao sistema de monitoramento de maneira simples e possuem gráficos para facilitar a visualização dos dados coletados.

Ademais, é possível gerenciar seus servidores e configurá-los de acordo com a necessidade da empresa. Neste caso, você pode determinar quando serão salvos os dados de registros e quando serão realizadas as notificações sobre as variações nos parâmetros desejados.

Outview Soluções em TI

O monitoramento de servidores é uma forma excelente de manter o funcionamento de todos os sistemas da sua empresa. Com ele, pode-se evitar se deparar com surpresas no meio do caminho. 

Nós, da Outview, contamos com uma equipe de analistas experientes e as melhores ferramentas disponíveis para manter a sua empresa trabalhando sem falhas, para que você não precise se preocupar com a parte técnica. 

Verifique as nossas ferramentas e faça um orçamento para a sua empresa sair na frente!