(27) 2233-8182 | Seg. a Sex. – 08h às 18h | comercial@outview.com.br | Rua Fioravante Cassini, 28, Diamantina – ES

Erros que você não pode Cometer no Processo de Governança de Dados da sua Empresa

Os profissionais de tecnologia da informação sabem bem da importância da governança de dados das empresas. Quando ocorre o manuseio incorreto de dados, os prejuízos são inevitáveis e podem causar sérios problemas de reputação, financeiros e jurídicos da empresa, que acabam sendo irreversíveis. 

Quase sempre quando ocorre exposição de dados sigilosos dos clientes, eles ocorrem de forma acidental e só são percebidos quando alguém já foi afetado. Por isso, é muito importante ter atenção sobre a governança de dados para não abalar o relacionamento com fornecedores, clientes e colaboradores. 

Desse modo, faz-se necessário ter uma política de governança de dados que garanta segurança e evite com que ocorram falhas nesse sistema, além de que, para evitar os erros de governança de dados, é preciso que haja um gerenciamento de uma empresa, como a Outview Soluções em TI, que seja comprometida com a integridade e preservação dos dados.

Para evitar esse cenário e não sofrer com as falhas e erros de governança de dados, a seguir, vamos apontar 7 erros que são os reflexos de um gerenciamento ineficaz e você deve evitar cometer no processo de governança de dados de TI da sua empresa.

O trabalho da Outview soluções em TI é evitar que sua organização caia em uma armadilha que torne sua política de governança de dados ineficaz ou mesmo perigosa. Assim, a entrega de serviços deve ser de excelência, a fim de priorizar um trabalho organizado e modernizado, que evite alguns erros mais comuns.

Erros de Governança de Dados que Devem ser Evitados

Para evitar que sua organização caia em uma armadilha que pode tornar sua política de governança de dados ineficaz ou mesmo perigosa, fique atento aos seis erros comuns que devem ser evitados a todo custo.

  1. Utilização Inadequada de Dispositivos

Na busca por aumentar a eficiência e garantir uma melhor experiência de uso, é inevitável que uma empresa adote dispositivos para conseguir, por meio da tecnologia, dar mobilidade aos colaboradores, para que eles executem suas tarefas cotidianas. Esses dispositivos podem ser tanto da própria empresa quanto dos colaboradores, mas, independentemente da prática adotada, existem alguns riscos sobre gerenciamento de dados que devem ser evitados.

Por um lado, o problema de governança de dados surge quando se permite com que os colaboradores utilizem seus dispositivos particulares para acessar os recursos corporativos. Nesses casos, não se pode ter um controle rígido sobre o acesso de e-mails, servidores e banco de dados, ou seja, sem o devido monitoramento de permissão, os dados sensíveis ficam expostos.

Por outro lado, a governança de dados não é útil em dispositivos exclusivos para o uso interno se não houver uma boa política de acesso e monitoramento, definindo quais são os perfis de usuários e o nível de permissão de cada um. Ou seja, não é seguro que qualquer um acesse os bancos de dados e servidores da empresa. Desse modo, para evitar a exposição de informações que são importantes para a empresa e para as demais pessoas, é necessário criar uma barreira hierárquica.

  1. Usuários Despreparados para seguir Normas de Segurança

A falta de capacitação dos usuários sobre a governança dos dados gera muitos incidentes com a segurança dos dados da tecnologia de informação da empresa. Por isso, quando há treinamento e capacitação dos colaboradores elimina-se boa porcentagem da sua empresa sofrer com o risco de erros de governança de dados.

  1. Utilização Desordenada de Recursos 

A adoção desordenada de sistemas, aplicativos e a falta de políticas de segurança podem ser alguns dos maiores erros de governança de dados, pois, ao optar por tecnologias desalinhadas que violem regras de sigilo das empresas, é possível que outros negócios tenham acesso aos dados estratégicos, deixando o seu negócio em uma situação de vulnerabilidade.

  1. Sistemas e Aplicativos Adotados sem Critério

Entre os erros de governança de dados que você não pode cometer em sua empresa está o uso de aplicativos, softwares e dispositivos sem critério. Ao optar por esses sistemas, o sigilo de dados da sua empresa pode sofrer com danos e sair prejudicado.

  1. Ausência de Divulgação de uma Política de Segurança

Os erros de governança de dados mais graves envolvem a falha de não estabelecer e divulgar uma política de segurança ou, até mesmo, não obter orientação clara sobre como o sistema pode ser acessado.

Por isso, é muito importante orientar todos os colaboradores e definir as responsabilidades e punições referentes ao vazamento de informações, para evitar esse erro de governança de dados.

  1. Exceções às Práticas de Governança de Dados Estabelecidas

Um conjunto de regras de segurança de governança de dados de TI só é eficaz se for respeitado pelos usuários, por isso, permitir que uma gama de usuários tenha acessos privilegiados em desacordo com as normas de segurança é um erro que deve ser evitado. 

É exatamente por este motivo que não podem existir exceções. Nesse viés, quando os objetivos do seu negócio mudarem, é preciso rever e modificar as políticas de segurança. Os erros de governança de dados são eliminados quando a política de segurança é seguida à risca, independentemente do nível de hierarquia da empresa. 

Conte com a Outview Soluções em TI

Uma boa prática para realizar a governança de dados com eficácia, sem sofrer com falhas no sistema, é contar com o apoio de parceiros especializados na área de tecnologia da informação, como a Outview.

A terceirização dos serviços ajuda a diminuir os riscos relacionados ao vazamento de informações e vulnerabilidade das empresas. Quer saber mais dicas de como proteger o seu estabelecimento utilizando da tecnologia? Então, continue acompanhando o blog da Outview Soluções em TI e fique por dentro de todas as novidades.

Leia Mais :

Termos de Uso em Sites: O que é Preciso Saber Antes de Aceitar?

Está Difícil Contratar Profissionais de TI? Conte com a Outview!

Motivos para Contratar uma Consultoria LGPD que se Adeque a Lei