(27) 2233-8182 | Seg. a Sex. – 08h às 18h | comercial@outview.com.br | Rua Fioravante Cassini, 28, Diamantina – ES

Criptografia de Dados: Saiba a Importância Para sua Empresa

Os dados hoje em dia são extremamente valiosos para as empresas pois eles são um dos principais ativos do mundo. Isso porque milhões de dados são gerados a todo momento, ou seja, eles fazem parte da sua vida e estão em todo lugar.

Com isso, certamente você já deve ter ouvido falar sobre a importância da criptografia de dados. As preocupações com a segurança dessas informações cresceram e tornar esses dados secretos e seguros é um verdadeiro desafio.

Se você tem dúvidas sobre os principais tipos de criptografia, continue a leitura pois iremos explicar o que é e como funciona a criptografia de dados e qual é a importância da segurança digital para as empresas.

Criptografia de Dados: O que é?

A criptografia de dados faz parte de soluções de TI, ou seja, ela funciona em empresas e consiste em aplicar técnicas que buscam dificultar ou mesmo impossibilitar o acesso de terceiros a determinada informação. De um modo geral, a criptografia garante a segurança digital dos dados dos funcionários e da empresa, a fim de evitar fraudes no e-commerce, pois as informações que são criptografadas ficam protegidas, garantindo assim com que haja um controle de acesso e segurança da informação.

Para compreender melhor o que é criptografia de dados e como ela funciona, pense neste simples exemplo. Ao iniciar uma nova conversa no WhatsApp, o usuário receberá uma notificação de que as mensagens e as chamadas são protegidas com a criptografia de ponta, ficando somente entre o usuário e os demais participantes da conversa.

Portanto, de um modo geral, a criptografia de dados é o ato de codificar dados sigilosos e informações pessoais a fim de protegê-los contra o acesso de pessoas não autorizadas garantindo que a sua privacidade não seja colocada em risco.

Atualmente, a criptografia de dados é um dos métodos de segurança digital mais usados pelas organizações e empresas, devido ao seu alto nível de eficácia, pois o objetivo principal da criptografia é proteger e garantir a confidencialidade dos dados digitais, já que eles são armazenados em sistemas de redes de computadores.

Saiba Como Funciona a Criptografia de Dados?

A criptografia funciona como um método de segurança digital que envia os dados originais por meio de um algoritmo, que criptografa os dados em texto cifrado. Desse modo, as informações são codificadas (resultando em um texto ilegível) e só podem ser descriptografadas e acessadas pelo usuário que possui a chave de segurança correta, evitando assim que pessoas não autorizadas acessem a informação.

Portanto, podemos afirmar que a criptografia de dados é uma importante ferramenta de segurança digital e cibernética para as empresas, pois torna o uso de dados o mais seguro possível e pode ser aplicado a todos os tipos de necessidades que exige que as informações sejam confidenciais.

Para entender ainda mais o funcionamento da criptografia na segurança digital, precisamos compreender que ela é um método que é aplicado em três tipos principais de criptografia de dados: hash, criptografia assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública; e criptografia simétrica:

O que é criptografia simétrica?

A chave simétrica é o modelo de criptografia mais simples e também o mais utilizado. A criptografia simétrica, também é conhecida como chave privada, pois ela usa uma única chave para criptografar e descriptografar dados. 

Ou seja, tanto o remetente quanto o destinatário possuem a mesma chave privada para codificar e decodificar informações, garantindo a segurança digital dos dados.

O que é criptografia assimétrica?

Já a criptografia assimétrica, diferentemente da simétrica, não força o usuário a compartilhar as chaves de segurança. Por isso, a criptografia assimétrica atua com duas chaves  removendo a necessidade de distribuição de chaves, garantindo com que os dados não sejam violados.

Desse modo, a chave pública criptografa a informação e a chave privada a descriptografa.

Chave pública: Pode ser distribuída e usada por qualquer pessoa para criptografar;

Chave privada: Ela é exclusiva do destinatário do conteúdo, e é mantida em sigilo.

Hash:
A origem da criptografia de dados está nas funções hash, que é um valor com comprimento fixo calculado de acordo com o texto a ser cifrado. As funções de hash são usadas para verificar a integridade dos dados para garantir que não tenham sido alterados.

Para garantir a segurança digital, diversos sistemas operacionais usam funções hash para criptografar senhas ao utilizar chaves para que seja possível identificar novamente o conteúdo criptografado, ou seja, ela é utilizada para resumir dados, e verificar a integridade de arquivos garantindo assim a segurança de senhas dentro do servidor. Isso porque, o código hash é conhecido como um algoritmo, ou seja, uma função matemática criptográfica que possui dados de entrada e, após passar pela criptografia de dados também apresentam valores de saída, que geralmente são formados por 16 bytes ou 20 bytes, mas extensível até 512 bytes.

Desse modo, a técnica hash não utiliza uma chave como os demais métodos mencionados, ela utiliza-se de um valor hash de tamanho fixo que é um valor matemático que é resumido em uma única sequência de letras e números que garante praticidade.

Garanta a Segurança Digital da sua Empresa!

Agora que você sabe um pouco mais sobre segurança digital e criptografia de dados, saiba que é fundamental contar com uma empresa especializada em segurança da informação.

A Outview – Soluções em TI em Vitória/ES é uma empresa que de forma totalmente remota garante ao seu negócio o gerenciamento dos dados com eficiência e resultados satisfatórios!

Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a implementar esse método de criptografia de dados!