(27) 2233-8182 | Seg. a Sex. – 08h às 18h | comercial@outview.com.br | Rua Fioravante Cassini, 28, Diamantina – ES

Compliance em Tecnologia da Informação l Entenda a sua Importância

Você já ouviu falar no termo compliance dentro do ramo da tecnologia da informação? Sabia que o setor de TI tem por objetivo ser responsável por trazer maior segurança aos dados, e dar suporte a todos os setores da organização que façam o uso de tecnologia?

O compliance em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas para que o ambiente corporativo seja seguro e conte com políticas de acesso e tecnologias anti-fraude, a fim de garantir com que toda a organização consiga fazer o uso de tecnologia com confiabilidade em suas operações.

Portanto, a empresa de serviços de TI, Outview busca ter acesso a dados extremamente relevantes para ajudar as empresas a tomarem decisões mais assertivas, pois no meio da tecnologia da informação existem riscos que estão atrelados a violação da privacidade e fraudes. 

Diante deste cenário, é importante tomar uma série de cuidados para manter os dados seguros com o intuito de minimizar os riscos das empresas em sofrer com penalidades devido o não cumprimento de legislações e regulamentações específicas como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ou Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDRP).

O que é Compliance?

Geralmente quando se fala em segurança da informação o conceito “compliance em TI” é esquecido, e não recebe muita atenção quanto às outras políticas e tecnologias que protegem os dados das empresas. Este é um grande erro, visto que ele é igualmente importante nas funções de segurança da informação.  

Compliance é um verbo inglês “to comply” que quer dizer estar em conformidade com os regulamentos, desse modo, no âmbito da TI o compliance age com um papel fundamental nas empresas, pois ele visa dar suporte a todos os outros setores da organização que usem tecnologia para as suas atividades.  

Entretanto, devido aos riscos de violação de dados e fraudes, a equipe de TI precisa de soluções para manter a segurança de toda a empresa, e por isso utiliza-se de uma política que é definida como um conjunto de regras e normas que são estruturadas pela ética e moral, para garantir a segurança de dados.

Ou seja, o compliance trata-se de um setor da tecnologia da informação que conta com profissionais que possuem uma visão mais ampla sobre o comportamento das equipes e busca assegurar que a empresa e o setor estarão em conformidade com o Marco Civil da Internet evitando multas.

Por que o Compliance é Importante para a Segurança e Tecnologia da Informação?

Como vimos neste último ano com a implementação da LGDP, obter uma empresa de serviços de TI terceirizada que executa o trabalho de consultoria vem ganhando grande importância para as empresas. Isso porque sem a tecnologia da informação e estratégias bem definidas os empreendimentos  podem sofrer com suas informações roubadas, ou até mesmo enfrentar problemas jurídicos. 

Para que o compliance esteja de acordo com as normas do setor e seja realmente eficaz, é preciso estruturar um bom processo de segurança de dados, além de medidas preventivas para que os colaboradores da empresa de serviços de TI possam atuar com rapidez, e evitar problemas. Portanto é de suma importância que os mecanismos de controle da tecnologia da informação estejam bem definidos de tal modo que terceiros não consigam capturar informações do seu ambiente de trabalho.

Desse modo, entende-se que a política de compliance necessita estar bem estruturada para prevenir dificuldades e tornar os processos operacionais mais seguros, além de evitar com que haja vazamentos de dados fazendo com que a sua empresa ganhe mais competitividade. 

Como a Compliance em TI deve ser Aplicada?

Como a tecnologia da informação está progredindo, as empresas de serviços de TI visam trabalhar conferindo a integridade das estruturas, impondo um padrão mínimo de qualidade para que o nível de segurança empresarial mantenha-se elevado, por isso é preciso seguir alguns cuidados, como código de conduta de linguagem que seja acessível a todos os funcionários da empresa.

Soluções de monitoramento e controle de dados  para que a empresa tenha uma visão abrangente da sua infraestrutura e de como a tecnologia da informação pode ser  uma grande aliada na gestão do compliance.

Investimento em Cloud Computing

É essencial que as empresas de serviços de TI  invistam no uso de serviços que facilitem a comunicação no ambiente de trabalho e reduzam consideravelmente os custos, como é o caso de cloud computing.

Essa solução visa assegurar a compliance o monitoramento de sistemas, armazenamento de dados, além de acompanhar e checar a segurança e as leis vigentes.

Utilizar Ferramentas de Monitoramento

As empresas de serviços de TI também procuram utilizar ferramentas de monitoramento, pois elas são úteis para monitorar as ações dos usuários e os recursos da tecnologia da informação. Por meio dessas ferramentas é possível  identificar falhas e corrigi-las para garantir que as normas sejam cumpridas.

Qual a Relação do Compliance com a LGPD

Agora que você entende o que é compliance no TI, precisa compreender a relação desse termo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP). Com a vigência dessa nova lei as políticas de compliance e de proteção de informações precisam se adequar, e entrar em conformidade com as exigências da LGPD.Por isso, é fundamental contar com uma empresa de serviços de TI  com profissionais responsáveis pelos procedimentos internos dos dados e da segurança. Entre em contato conosco, a Outview! Somos uma empresa de soluções de TI que garante eficiência e bons resultados.