(27) 2233-8182 | Seg. a Sex. – 08h às 18h | comercial@outview.com.br | Rua Fioravante Cassini, 28, Diamantina – ES

O que é malware e quais danos ele causa?

Malware é a abreviação de “software malicioso”. Se trata de um programa que infecta o computador e causa uma série de danos. Por isso, é importante saber como evitar malware para proteger as informações.

Os malwares podem ser vírus, Worms, cavalos de troia, spyware, etc. Os tipos de malware mais conhecidos são os vírus, eles se espalham na máquina e fazem copias de si mesmo, tentando se propagar para outros computadores da mesma rede.

O malware é uma ação criminosa, feita por profissionais que empregam táticas de roubo de informação, principalmente. O malware é capaz de roubar senhas ou dados, registrar o uso do teclado, corromper arquivos, enviar spam aos seus contatos de e-mail e inclusive controlar o computador do usuário. Existem ainda alguns, como o spyware, que transmitem informações pessoais, como números de cartões de crédito, contas bancarias e realizam fraudes.

Por essa razão, é fundamental saber como evitar malware para não prejudicar o computador. Especialmente nas empresas, onde geralmente se usa a mesma rede e são compartilhadas inúmeras informações valiosas a todo momento.

Como evitar malware nos computadores?

Existem duas maneiras de como evitar malware nas empresas. O primeiro passo é orientar os colaboradores para que eles fiquem atentos às atividades que fazem on-line. E depois é imprescindível instalar ferramentas de proteção para barrar essas ameaças.

Os criminosos virtuais sempre desenvolvem novos ataques, de formas diferentes para invadir os sistemas tanto pessoais, quanto das empresas. Dessa forma, é preciso saber como evitar malware com algumas ferramentas específicas.

O e-mail é uma das formas mais fáceis de propagar malware nos computadores. Isso porque é muito simples camuflar um e-mail com informações bastante convincentes, se passando, por exemplo, por empresas conhecidas, bancos ou até mesmo e-mails pessoais muito bem elaborados.

Se uma pessoa abre o conteúdo de um desses e-mails, em especial links e anexos, o computador pode ser rapidamente afetado com o malware. Dessa forma, o cuidado pessoal é uma das principais formas de como evitar malware, por isso, orientar os colaboradores a serem mais cautelosos com esses conteúdos é uma necessidade.

As dicas de como evitar malware manualmente são relacionadas exatamente ao cuidado com anexos, links e conteúdos suspeitos, não apenas do e-mail, mas de qualquer site da internet.

A segunda maneira de como evitar malware é relacionada à tecnologia. Atualmente, existem diversos antivírus, softwares e programas de defesa que se tornam essenciais no sistema da empresa e dos computadores pessoais. Investir em segurança deve ser prioridade sempre.

Um pacote de antivírus de qualidade consegue bloquear as ameaças rapidamente, verificar os programas recém-baixados, impedir que atividades suspeitas sejam realizadas e fazer varreduras periódicas em todo o sistema. Além de possuir um bom programa de antivírus, manter esses sistemas atualizados é uma outra forma de como evitar malware. Softwares desatualizados podem deixar os computadores mais vulneráveis, especialmente quando os hackers estão sempre criando novos tipos de vírus a todo momento, é importante atualizar o antivírus para que ele detecte essas novas ameaças.

Falando especialmente dos e-mails, existem tecnologias que ajudam a como evitar malware nessa ferramenta. Elas fazem varreduras nos anexos enviados e avisam caso encontrem algo suspeito que possa comprometer o sistema.

Também existem ferramentas de análise de URLs maliciosas. Através delas, é possível saber se o link leva para algum lugar seguro ou não, e também se aquele endereço pode se tornar um malware depois de acessado.

Além de todas as ferramentas indispensáveis nas empresas e da orientação dos colaboradores em como evitar malware, é recomendado ainda contratar um serviço de Cyber Security para a empresa.

Esse processo, realizado por uma empresa de TI no ES, oferece uma completa segurança da tecnologia da informação para os sistemas das empresas. Consiste em um programa voltado para softwares, hardwares e redes. O serviço de Cyber Security é responsável por impedir que o sistema da empresa sofra ataques cibernéticos, voltado instituições privadas ou públicas e aplicando ferramentas especializadas em como evitar malware.

Como funciona o serviço de Cyber Security?

Cyber Security, ou cibersegurança, é a prática de proteger computadores, servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ataques maliciosos. O serviço de Cyber Security, ou de segurança da tecnologia da informação, serve para fazer a proteção das redes, evitando com que as empresas tenham seus dados corporativos invadidos.

No serviço de Cyber Security, são instalados antivírus nas máquinas, feitas cópias de segurança dos dados e informações em nuvem, criptografia dos dados e inclusive aplicação de tecnologia de assinatura digital para legitimação de documentos.

Ou seja, além de informar aos seus colaboradores como evitar malware, ter um serviço de Cyber Security dentro da empresa garante uma proteção bem mais completa e precisa das informações.

Esse serviço é voltado para softwares, hardwares e redes, previne problemas com a gestão de informações feita pelas máquinas, auxilia no compartilhamento e armazenamento de dados entre as redes, faz monitoramentos em tempo real, atualizações e análises periódicas, enfim, garante a segurança de todos os procedimentos corporativos, além de manter os servidores mais rápidos e ativos para otimizar o trabalho dentro da empresa.

Busque a Outview, uma empresa de TI no ES que oferece o serviço de Cyber Security com excelência para contribuir com a segurança da sua organização.