(27) 2233-8182 | Seg. a Sex. – 08h às 18h | comercial@outview.com.br | Rua Fioravante Cassini, 28, Diamantina – ES

Política de Segurança da Informação: Saiba por que Desenvolvê-la em sua Empresa?

Atualmente, estabelecer uma política de segurança da informação na sua empresa é o elemento chave para qualquer negócio. Independentemente da área, as empresas estão cada vez mais operando com sistemas e tecnologia próprias para tal função. 

A informação está cada dia mais presente no cenário empresarial, e por isso se precaver é a melhor forma para evitar sofrer com riscos cibernéticos. Portanto, visando a proteção de dados, a política de segurança da informação surge nas organizações a fim de garantir confiabilidade, integridade e disponibilidade.

Ou seja, a política de segurança da informação tem o intuito de ajudar a manter os dados da empresa em sigilo e controlar como as informações são utilizadas dentro do negócio. Dessa forma, é fundamental saber o porque desenvolvê-la em sua empresa, pois ela estabelece princípios, orientações e regras para garantir a proteção de dados.

Diante disso, a segurança da informação tende a ser um documento que orienta e padroniza as empresas. Pensando em auxiliar as organizações a garantir essa aderência, a Outview Soluções em TI preparou esse conteúdo para explicar o que é política da segurança da informação e como estabelecê-la  em seu negócio.

O que é Política de Segurança da Informação?

Como sabemos, o mundo está cada vez mais tecnológico e consequentemente os mais variados ramos de empresas precisam acompanhar essa evolução. A política de segurança da informação se trata de um conjunto de normas, padrões e diretrizes que tem a finalidade de garantir a proteção dos dados que devem ser sigilosos.

Para entendermos melhor este conceito, vamos compreender primeiramente o que é a segurança da informação, pois é ela a responsável por orientar e implementar dentro dos negócios determinadas verificações que são indispensáveis para que se tenha uma boa proteção dos dados, como por exemplo: apuração de antivírus, hardware e software. 

O objetivo da política de segurança da informação é proteger as informações corporativas contra quaisquer ameaças que possam prejudicar a operação da empresa, por isso esse documento é criado para gerenciar e defender o uso das informações de maneira segura, a fim de minimizar os riscos de violação dos dados.

Lembrando que a política de segurança da informação não é um documento imutável, por isso se faz necessário ter o apoio de uma empresa que entenda do assunto, pois é necessário que haja atualizações constantes. Por isso, conte com a Outview Soluções em TI  para elaborar uma política de segurança da informação consistente 

Se você está pensando em como adotar uma proteção de dados, confira a seguir algumas informações importantes para elaborar uma política de segurança da informação para a sua empresa.

Como Implementar uma Política de Segurança da Informação?

Agora que você já sabe a importância desse documento para sua  empresa, saiba como implementá-la em seu negócio.

Crie um comitê de segurança

A primeira coisa a se fazer para adotar a pela política de segurança da informação é  criar um comitê de segurança. O intuito é compor um grupo de pessoas que sejam responsáveis por cada setor do negócio para que junto com o responsável de TI possam elaborar um documento adequado que atenda a todos os segmentos da empresa.

Em outras palavras, é preciso que nessa etapa seja feita em conjunto com profissionais da Outview soluções em TI e pelos colaboradores dos setores, para que seja possível classificar as informações da empresa em ordem de relevância e prioridade para saber como será realizada a proteção de dados.

Esse ato de planejamento em equipe, auxilia a criar uma política correta, que atenda as necessidades específicas de toda a empresa, pois quando há o máximo de representação possível na equipe é possível elaborar uma política com aspectos específicos e com normas que sejam estabelecidas e respeitadas por todos.

Faça a gestão de acessos

Para que a proteção de dados seja implementada com sucesso, é importante aplicar algumas regras e práticas, por exemplo: qual a permissão que cada grupo de funcionários vai ter? 

Pois é através da gestão de acessos que é possível realizar um monitoramento, de modo que cada pessoa acesse apenas aquilo que a compete. 

Defina um plano de contingência

As empresas podem obter o melhor sistema de proteção de segurança da informação, mas ainda assim pode haver riscos, por isso é preciso adotar um planejamento de contingência para saber lidar com invasões que podem ocorrer nos sistemas. 

É necessário que a segurança da informação deixe o plano claro e estabeleça como minimizar os problemas em caso de ataques.

Oriente seus colaboradores

Para finalizar a implementação da política de segurança da informação é preciso orientar os colaboradores. Não se esqueça que para a proteção de dados ser eficaz é preciso que a política aplicada seja de fácil entendimento e acessível, a todos os funcionários.

Por isso, procure divulgar ao máximo o documento para que a política funcione e que todos a conheçam e a cumpram.

Conte com a Outview Soluções em TI

Agora que você viu a importância de contar com um sistema de segurança e proteção dos dados, não perca mais tempo e  procure pela Outview soluções em TI para atualizar os termos da sua empresa e garantir que tudo esteja dentro das normas.

Entre em contato conosco, faça seu orçamento e tire todas as dúvidas sobre proteção de dados! Teremos o maior prazer em esclarecer como o serviço de TI terceirizado é benéfico para o seu empreendimento.